7 passos para conseguir um quarto perfeito em 2021

Fev 6, 2021 | INFORMAMOS-TE

O quarto é, senão a mais importante, uma das divisões mais importantes da casa. Este espaço deve, principalmente, permitir-nos descansar em paz e tranquilidade. E, embora possa não parecer, muitos fatores desempenham o seu papel nisso. Tanto é que até a decoração do quarto terá a ver com o quão bem (ou mal) conseguimos dormir todas as noites.

E embora o estilo, a decoração e a disposição de um quarto sejam sempre uma questão de gosto e possamos pensar que o quarto perfeito como tal não existe realmente, a verdade é que existem certos truques e passos que podemos seguir para melhorar este espaço tão privado, que é o nosso quarto. Por isso, deixamos abaixo algumas dicas para conseguir o seu quarto perfeito para este 2021.

 Passos para conseguir um quarto perfeito

Como dissemos, o quarto perfeito sempre será uma ideia subjetiva. Porém, há sempre algumas dicas que podemos seguir para o melhorar:

1. A luz natural, essa grande aliada para criar um quarto perfeito

Se tem a possibilidade de ter luz natural no seu quarto, não hesite em fazer o seu melhor para a aproveitar. É que, embora isso possa parecer algo secundário, pode ter muito a ver com o nosso descanso: desempenha um papel nas nossas emoções e no nosso bem-estar, e pode até melhorar o nosso humor.

Portanto, se o seu quarto não tem muita luz natural ou é pequeno, recomendamos usar cores claras e pouca mobilia, para que a luz seja melhor distribuída na divisão e você a possa aproveitar como deve.

2. Conheça o espaço

Saber a disposição do espaço pode ser a chave para ter o quarto perfeito. Neste sentido, pode ser útil desenhar a disposição do quarto sobre uma planta e ter em consideração as medidas para o poder decorar e preencher como deve. Neste sentido, recomendamos ter em consideração algumas medidas específicas:

  • A que altura começam as janelas.
  • Largura e altura de todas as paredes, janelas, portas, armários…
  • Largura dos móveis que tenha pensado incluir no quarto.
  • Altura do tect

Conhecer cada uma destas medidas pode ser de grande ajuda para incluir os móveis adequados para o seu quarto perfeito.

3. Os pontos de luz

Se o seu quarto tiver um ponto de luz no teto, o melhor é colocar uma lâmpada centrada com a cama. Em relação à altura, uma boa distância pode ser de 2,10 metros ao solo.

Em relação às demais lâmpadas, é importante que mantenham a proporção com a mesinha de cabeceira. Uma boa medida pode ser que ocupe um terço do tamanho da mesa. Em relação à altura, seria melhor se a lâmpada estivesse aproximadamente à altura dos olhos quando nos sentamos na cama.

4. Onde procurar inspiração?

Talvez precise de procurar inspiração em algum lado para poder decorar o seu quarto de forma adequada. A inspiração pode vir de qualquer lugar, como da nossa seção de inspiração que o ajudará a ter uma ideia de como seu quarto ficaria com diferentes cores e produtos.

5. A cama: A grande protagonista

Em quase todos os quartos, a cama é a parte mais importante. É por isso que é vital escolhê-la bem: Sommier, base revestida ou estrado? Edredão ou colcha? Que tipo de lençóis vai usar? Você escolhe para criar o seu quarto perfeito.

De qualquer forma, é fundamental orientá-la bem. Na verdade, de acordo com filosofias como o Feng Shui, existe um campo magnético com sua cama que pode fazer com que descanse melhor ou pior. Neste sentido, o mais aconselhável é orientar a cabeceira da cama para norte.

Além disso, também pode ser fundamental deixar um espaço de segurança nas laterais da cama (se possível, é claro). Por exemplo, 90 centímetros ao redor pode ser uma distância suficiente para ter um bom espaço de descanso sem stress.

6. A cabeceira

A cabeceira da cama pode desempenhar um grande papel quando se trata do quarto perfeito. Além de atuar como protetor da parede, a cabeceira evita que a almofada se desloque. Mas o mais importante é que este elemento do nosso equipamento de descanso pode desempenhar um papel como elemento estético no quarto.

Bem combinada, seja ela revestida de chenille, couro sintético ou um tecido premium, uma cabeceira pode ser um elemento vital para conseguir um quarto perfeito. Além disso, pode escolher a tonalidade que melhor corresponda à estética que pretende para a divisão.

O importante neste caso é ter em consideração o tamanho da cabeceira da cama. É melhor que seja ajustada à cama, no máximo cerca de 20 ou 30 centímetros maior. Se for muito maior, a cabeceira pode ocupar demasiado espaço e, portanto, ocupar o espaço das mesas de cabeceira. Além disso, é importante que seja proporcional ao resto da mobília do quarto.

7. Quais são as suas necessidades?

Para ter o quarto perfeito, também é importante saber quais são as nossas necessidades físicas no momento de escolher o colchão. Além da preferência de materiais que temos, que dependem de nossos gostos. O nosso objetivo é encontrar o colchão que oferece as características que realmente precisamos para que nosso quarto seja perfeito para o nosso descanso.

De resto, há outros aspectos aos quais pode dar atenção ao criar o seu quarto perfeito: tapetes, cortinas, quadros e espelhos também podem desempenhar um papel importante na criação de uma estética adequada para o seu quarto perfeito. De qualquer forma, estes 7 passos vão ajudá-lo a criar este quarto ideal que você procura para 2021. Não deixe de os seguir!