7 ideias para aproveitar o espaço nos quartos infantis pequenos

Abr 23, 2021 | ACONSELHAMOS-TE, CRIANÇAS

Sabemos que é fácil ficar sem espaço num quarto de crianças pequenas, portanto, planear cada centímetro disponível é crucial. Embora um quarto pequeno possa ser um desafio, a mesma falta de espaço também é um fator que nos obriga a ser criativos no momento de organizar todos os pertences, roupas e brinquedos.

Felizmente, existem truques para aproveitar ao máximo os espaços mortos num quarto pequeno de crianças. Damos-lhe algumas ideias para o conseguir, esteja atento!

6 ideias para ganhar espaço em quartos infantis pequenos

1. Manter tudo bem armazenado

O quarto de uma criança não é apenas uma zona de descanso, é também uma zona de diversão e entretenimento. Portanto, guardar a roupa dos mais pequenos e os seus pertences evita a sensação de desordem. É importante tentar ter tudo bem organizado com o mínimo de elementos à vista. Para evitar o acúmulo de pertences diversos e manter a harmonia visual com poucos elementos, podemos usar: armários, baús de brinquedos, recipientes de armazenamento de tecido, caixas, cestos…

2. Sommiers rebatíveis

Quando o espaço é limitado, instalar armários para guardar roupa pode ocupar grande parte do quarto de uma criança. Por isso, os sommiers rebatíveis ​​oferecem uma dupla função: ser o suporte do nosso colchão e ter um sistema de arrumação extra. Além disso, com o sistema de tampo lateral articulado da Maxcolchon, o acesso à caixa interna é mais fácil e prático em pequenos espaços ou águas furtadas. No nosso catálogo,  encontra uma grande variedade de sommiers rebatíveis ​​de diferentes tamanhos e com diferentes características.

A caixa interior de um sommier rebatível permite guardar roupa de cama, casacos, sapatos, brinquedos e até material escolar. Guarde o que precisa dentro de um sommier rebatível sem perder metros quadrados no quarto. Além disso, graças à sua caixa interior, podemos ter um espaço mais claro e ordenado para os mais pequenos, para que tenham uma zona de jogo e de estudo. Sem dúvida, um investimento inteligente com amplos benefícios.

3. Estrados duplos

Se temos dois filhos em casa e queremos que eles partilhem um quarto, um estrado duplo pode ser a solução perfeita. Desta forma podemos aproveitar o espaço sem abdicar de uma área de lazer ou estudo. Para efeito visual, um estrado duplo oferece a vantagem de ter duas camas no espaço ocupado por uma. Simplesmente retire a cama de baixo à noite, ao deitar, e guarde-a de manhã debaixo da cama principal.

Por outro lado, muitas pessoas têm um estrado duplo em casa para poder hospedar alguém de forma pontual sem ter um quarto exclusivo para hóspedes. Os mais pequenos gostam de convidar um amigo para dormir, algo muito importante para estreitar os laços.

4. Prateleiras suspensas na parede

Podemos ignorar o facto de que as paredes do quarto podem proporcionar mais espaço de armazenamento. Ter prateleiras penduradas ao longo das paredes dá-nos algum espaço extra. Além disso, ao adquirir prateleiras personalizadas podemos otimizar melhor o espaço e evitar a saturação do espaço disponível.

5. Reorganize o armário

Às vezes, a chave para criar mais espaço é repensar o espaço que já tem. Reorganizar envolve procurar a ordem mais eficaz para encaixar mais coisas e livrar-nos do que já não queremos. Existem diferentes sistemas de organização de armários à venda, incluindo gavetas de tecido penduradas para obter mais compartimentos no armário para os mais pequenos da casa.

6. Não se esqueça das portas do quarto

Se já otimizou o espaço das paredes e a capacidade de armazenamento de todos os outros móveis de um quarto infantil, não se esqueça da porta. Cabides de porta ou organizadores são uma excelente maneira de criar armazenamento numa área que muitas vezes é esquecida. A porta pode ser o lugar perfeito para guardar tudo, desde a sua mochila escolar até às suas bonecas favoritas.

7. Criar uma dupla altura

Os quartos das crianças com pé direito alto podem ser uma boa solução em quartos pequenos com tectos altos. Com esta compartição de alturas obteremos dois espaços distintos: a parte superior reservada para a cama e todo o espaço inferior para a área de lazer e estudo. Funcional, certo?

O que acha destas dicas? Como pode ver, existem muitas possibilidades quando se trata de conseguir mais espaço em quartos pequenos de crianças, actos simples que permitem otimizar cada centímetro ao máximo possível. Lembre-se que um quarto pequeno não é desculpa para alcançar uma estética aconchegante, pessoal e prática. Esperamos que estas dicas tenham sido úteis para si e que o quarto das crianças em sua casa seja um lugar ainda mais especial.