6 posturas que o relaxam antes de ir para a cama

Jan 20, 2022 | Uncategorized | 0 comments

Idealizado há milhares de anos, o yoga é uma prática que serve para conectar o corpo com a mente. Através do controlo da respiração, e de uma série de exercícios que ajudam à meditação, podemos conseguir uma melhor saúde e bem-estar. Mas não apenas isso, tanto o yoga, como a meditação em geral, podem ser utilizados para o descanso. Porque praticar uma série de posturas que o relaxam antes de ir para a cama, será sinónimo de oito horas de sono reparadoras.

As 6 posturas e técnicas de relaxamento que o vão ajudar a dormir placidamente

O século XXI significou um aumento enorme da velocidade e do ritmo de vida. De repente, tudo era mais stressante. A nossa agenda estava sempre ocupada, sem sequer nos darmos conta. Inventamos conceitos como a conciliação familiar, apareceram as redes sociais e, com elas, a vontade de fazer mais coisas do que as que podemos.

O resultado deste cocktail foi um incremento do stress e da ansiedade. Problemas psicológicos que ultrapassam o físico, de maneira a que vemos piorar a nossa saúde. É que o nosso cérebro não deixa de ser o painel de controlo, onde se monitoriza toda a nossa vida. Incluindo o descanso.  

Quando o stress se apodera do sono, privando-o de mais horas de descanso, o ideal é realizar determinados exercícios de relaxamento. Fazer yoga, ou determinadas posturas, vão fazer com que nos centremos na respiração, eliminando assim qualquer tipo de tensão. Desde a Maxcolchon, aconselhamos-lhe as seguintes atividades:

1. Relaxamento profundo

Com o objetivo de relaxar todos os músculos das costas (incluindo os ombros), para melhorar a nossa respiração, coloque-se de joelhos sobre a cama, fazendo com que o tronco se incline para a frente, enquanto apoia a cabeça nos pulsos. Uma vez situado nesta postura, os músculos vão-se soltando, conseguindo um relaxamento nos ombros, mas também na lombar.

Nesta postura, realize dez respirações profundas. Após essas respirações, faça o mesmo número de respirações, mas com os joelhos separados.

posturas que o relaxam antes de ir para a cama

2. Respiração ampla (postura para abrir as costelas)

Uma vez mais, o objetivo deste exercício é o de melhorar a nossa respiração e, portanto, a capacidade pulmonar.

A postura consiste em ficarmos de pé e estender os braços até cima, com as palmas das mãos para fora. Tudo o que pudermos. Em seguida, respiraremos de maneira profunda, colocando atenção na forma como o ar entra nos nossos pulmões. Repita o mesmo exercício umas cinco vezes.

3. Relaxamento da coluna

Para esta postura, temos que nos deitar na cama, de barriga para cima. Uma vez colocados assim, dobramos as pernas e movemos as pernas para a direita, para depois regressar ao centro.

Durante todos estes movimentos, temos que respirar de forma suave, e prestando atenção, para que a anca não se mova. Repita este exercício cinco vezes para a direita, e cinco para a esquerda.

4. Meditação antes de irmos para a cama

Antes de nos deitarmos, escolha um lugar da casa onde possa desfrutar de uma postura cómoda (sofá, chaise-longue…). Uma vez escolhido, feche os olhos e faça seis respirações longas, profundas e pausadas. Muito lentas. Enquanto respira, concentre-se e tente deixar a mente vazia. Não corte a respiração enquanto o seu corpo não se relaxar, deixando para trás qualquer tipo de tensão.

5. Postura da criança apoiada

Sob este nome tão original, encontra-se uma das posturas mais relaxantes que conhecemos. Ponha no chão um tapete de yoga (ou, em alternativa, toalhas ou mantas). Trata-se de afundar as ancas para trás, conseguindo que o rabo chegue a tocar o calcanhar do pé. Em seguida, estenda os joelhos até ao chão, mantendo a coluna reta. Para acabar, estique também os braços para a frente.

Com esta postura, alongue o máximo possível, enquanto mantém a posição o mais alta possível. Respire durante três minutos, ao mesmo tempo que imagina que a respiração toma conta do seu corpo. Depois, pense que se move na direção das suas costas, baixando durante uns segundos.

6. Postura supina com apoios de joelhos na cama

Coloque-se na cama, e ponha almofadas debaixo dos seus joelhos, fazendo com que as suas pernas fiquem cómodas e relaxadas. Em seguida, realize respirações profundas, enquanto se concentra nelas, sendo consciente das inspirações e das expirações.