6 conselhos para adormecer com facilidade no outono

Out 15, 2021 | ACONSELHAMOS-TE, MELHORA O TEU DESCANSO | 0 comments

As mudanças de estação podem implicar alterações nas nossas rotinas, e no nosso ritmo circadiano. Isto, inevitavelmente, tem consequências sobre o nosso descanso, e pode fazer com que nos custe mais adormecer.

Isto pode ser muito nocivo para a nossa saúde, dado que o descanso é algo fundamental para podermos funcionar no nosso dia a dia, tal como comer ou beber água. Por isso, se é uma dessas pessoas a quem uma noite de sono lhe resulta quase impossível com a mudança de estação e a mudança da hora, é importante que tome atenção a alguns conselhos que lhe podemos dar, para adormecer com maior facilidade no outono.

Que posso fazer para adormecer com facilidade no outono?

Enfrentarmos uma mudança de estação pode significar mais do que substituir a roupa do nosso armário. Especialmente no outono, produzem-se certos desajustes nos nossos ritmos, que contribuem para o aparecimento e continuação das insónias e outros transtornos do sono. Ainda que, caso sofra com algum destes transtornos, recomendamos que consulte com um especialista, damos-lhe alguns conselhos que o podem ajudar a adormecer com maior facilidade no outono:

 1. Elimine o uso de estimulantes

Se é uma dessas pessoas que não pode viver sem tomar um par de cafés ao dia, lamentamos dizer-lhe que, se quer descansar bem, o melhor seria reduzir ou incluso eliminar esta bebida do seu dia a dia. É que pode ser que a cafeína que contém o café contribua para o aparecimento ou desenvolvimento das insónias.

O mesmo acontece com o álcool ou a nicotina, tal como explica a equipa da Clínica Mayo. Os efeitos estimulantes destas substâncias demoram muito tempo para desaparecer, o que provoca que o nosso sono se veja interrompido, ou que nos custe mais adormecer.

2. Preste atenção à sua dieta e aos seus horários

Uma dieta equilibrada é crucial para a nossa saúde, e pode ser de grande ajuda para descansar melhor. Por outro lado, as comidas pesadas, sobretudo perto da hora de se deitar, podem ser incompatíveis com um bom descanso. Em concreto, recomendamos-lhe que, pelo menos umas horas antes de se deitar, evite as refeições muito abundantes e pesadas.

Por outro lado, jantar em quantidades moderadas, e tentar que seja todos os dias à mesma hora, pelo menos duas horas antes de irmos dormir, pode ser uma grande opção, para conseguirmos adormecer com maior facilidade no outono.

Além do mais, dormir sempre as mesmas horas também pode ser chave para desfrutar de um bom descanso. De fato, levar um hábito rotineiro que implique deitar-se e levantar-se todos os dias à mesma hora, pode ajudar a que possamos adormecer mais facilmente.

3. Que o ambiente antes de dormir seja relaxado

Em primeiro lugar, o quarto onde dormimos deveria cumprir alguns requisitos: ser escuro, fresco e silencioso. Especialmente no que diz respeito à exposição à luz, esta pode fazer com que nos custe mais adormecer, pelo que é recomendável evitar o uso de écrans imediatamente antes de nos deitarmos.

Além do mais, pode utilizar cortinas e/ou persianas, se as tem à sua disposição, para que o quarto fique mais escuro. Se necessita, também pode adquirir tampões para os ouvidos ou outros elementos que possam fazer do ambiente um lugar fresco, escuro e silencioso, como um ventilador, por exemplo.

Também pode ser uma boa ideia para adormecer com maior facilidade usar técnicas de relaxamento, ou tomar um banho antes de se deitar.

 

 

conselhos para adormecer com facilidade no outono

4. Técnica de respiração diafragmática

Na respiração, o diafragma desempenha um papel chave. Encontra-se por baixo dos pulmões, e está também ligado ao abdómen. A respiração diafragmática consiste assim em encher os pulmões desde a zona mais baixa, das costelas.

Se sofremos de ansiedade, pode ser que a nossa respiração seja mais superficial, e estejamos a respirar com a zona alta dos pulmões, no peito. Se conseguirmos alterar esta forma de respirar, o mais provável é que descansemos com maior facilidade.

5.  Limitar as sestas

O verão pode ter criado esse hábito tão satisfatório de dormir uma sesta sem alarme cada dia. No entanto, isto poderia ser contraproducente para descansar bem pelas noites. É por isso que, se faz uma sesta, esta não deveria ultrapassar os 30 minutos (a não ser que o seu horário de trabalho seja noturno, e durma durante o dia).

6. Contar com um bom colchão

Ainda que um bom equipamento de descanso não faça magia, pode ser a diferença entre dormir bem, e dormir não tão bem. Por isso, recomendamos que não prolongue mais tempo do que o necessário esse colchão velho, que o acompanha todas as noites, e procure um novo, que se possa adaptar às suas necessidades, e ajudá-lo a adormecer com maior facilidade.

De que está à espera? O outono chega com mudanças, que podem trazer algumas consequências negativas, mas que podem ser revertidas. Dê uma olhada ao nosso catálogo, e volte a dormir como um bebé!