5 verdades sobre o descanso

Nov 13, 2021 | INFORMAMOS-TE | 0 comments

O excesso de informação associado à Internet, as “fake news”, e a exposição constante às redes sociais. Três conceitos do século XXI, que levam a muitas confusões por parte do utilizador comum. Esta confusão fez com que nos acreditássemos em coisas que não são verdade e, ao mesmo tempo, que tenhamos dúvidas das que realmente são verdadeiras. Por isso, juntamos as 5 grandes verdades sobre o descanso. Para que nunca mais tenha dúvidas sobre o que mais convém para a sua higiene do sono!

As 5 grandes verdades relacionadas com o sono

1. O mais importante é dispor do melhor conjunto de descanso possível

Pode parecer algo bastante óbvio, mas o nosso descanso deve começar pelo desfrute e uso de um colchão de qualidade. Hoje em dia, já ficamos sem desculpas e, graças a marcas como a Maxcolchon, encontramos modelos económicos, que cumprem os padrões de qualidade necessários. Colchões de viscoelástica, de látex, com molas ensacadas, ou incluso artesanais. Temos exemplares para todo o tipo de dormentes, independentemente das suas necessidades. E, além dos colchões, completar o conjunto com uma almofada firme, e com o melhor suporte.

verdades sobre o descanso

2. Crie um ambiente agradável no seu dormitório

Se, após adquirir um conjunto de descanso, comandado por um colchão cuja adaptabilidade e nível de transpiração é o melhor para si, o colocarmos num quarto com ruídos e sem persianas, pouco vamos conseguir. Há que entender que a cama apenas se deve utilizar para dormir, e que devemos acompanhá-la de uma temperatura adequada (22º é o ideal), afastada de todos os ruídos, e onde não entre nenhum tipo de contaminação de luz. Além do mais, devemos arejá-la durante o dia, e pintar as suas paredes com cores suaves, cálidas e pouco estridentes.

3. Uma dieta sã e equilibrada beneficia o descanso

O que é que lhe acontece cada vez que cai no erro de se oferecer a si mesmo um jantar bem abundante? Exato. A sua digestão demora bastante mais tempo, é mais difícil, e isso traduz-se em voltas e mais voltas na cama durante toda a noite. Mas não é apenas isso. Além da realidade que se esconde por trás de um jantar leve, é importante manter uma dieta sã, que inclua legumes, verduras, frutas, peixes e carnes não processadas. Em definitivo, uma dieta que inclua variedade, frequência, moderação, hidratação e constância.

4. Praticar desporto faz com que durma melhor

A prática de desporto e o exercício físico não só ajudam a manter a forma, como também melhoram a sua saúde, e podem também ajudar a adormecer mais facilmente. Manter o corpo ativo com a prática de qualquer desporto (bicicleta, andar, correr, ir ao ginásio, natação…) traduz-se depois na segregação das hormonas que ajudam a relaxar o nosso corpo e mente. Além disso, o exercício físico reduz os nossos níveis de stress, e ajuda-nos a esquecer as preocupações do dia a dia. Um terreno fértil a explorar, que, pela noite, nos ajuda a adormecer e a dormir melhor.

5. A cama é apenas para dormir, se não tem sono, levante-se

É mesmo assim. Com a exceção do sexo (uma prática que aplaudimos e apoiamos, quer seja na cama, ou onde lhe apetecer), o ideal e mais recomendável é usar a cama apenas para dormir. O que é que acontece quando leva algum tempo sem adormecer, ou acorda a meio da noite? É muito melhor levantarmo-nos da cama, realizar alguma atividade doméstica relaxante (por exemplo, ler), e regressar à cama 20 minutos depois, para tentar dormir. Em qualquer caso, o menos aconselhável é dar voltas e mais voltas na cama.