5 pequenos-almoços perfeitos para o verão

Jul 6, 2021 | ACONSELHAMOS-TE, ALIMENTAÇÃO | 0 comments

O verão é uma das estações preferidas do ano. E razões não faltam: o bom tempo, as férias, as reuniões ao ar livre, e as escapadas de fim de semana, enchem-nos de vitalidade, e com vontade de passar bons momentos.

Tem por hábito ser a época na qual mais relaxados nos sentimos e, por isso, podemos cair na tentação de saltarmos as rotinas saudáveis que mantemos durante o resto do ano. Assim, muitas vezes, os excessos da etapa estival podem passar-nos fatura, com alguns quilos a mais.

Por isso, ainda que passemos mais tempo fora de casa, na medida do possível é aconselhável manter uma dieta equilibrada. O pequeno-almoço é a primeira, e mais importante refeição do dia, e interessa-nos ingerir alimentos ricos em vitaminas e proteínas, que nos permitam começar o dia com os nutrientes mais recomendados.

Pequenos-almoços perfeitos para o verão

Se está interessado em encontrar a forma de refrescar-se e alimentar-se de forma saudável, pode dar uma vista de olhos à nossa seleção de pequenos-almoços perfeitos para o verão.

1. Fruta da época

Nesta época do ano, apetecem comidas bem frescas. Uma das opções mais fáceis e simples para incluir no seu pequeno-almoço é a fruta da época. A sorte é que o verão está repleto de diferentes variedades, para que possa escolher a que mais gosta.

Algumas frutas, como por exemplo o melão, a melancia, ou o pêssego, são ideais, pelo seu alto conteúdo em água. Além disso, supõem um aporte importante de fibra, que nos ajuda a evitar a prisão de ventre ocasional, que por vezes aparece durante as férias.

Pode preparar a fruta em modo salada de frutas, ou até em forma de espetadas. A questão é que a apresentação resulte atrativa, para que as crianças se animem a comê-la, no caso de que não sejam propriamente fãs de fruta.

2. Iogurte com cereais

Nos meses calorosos, é aconselhável ingerir alimentos que possam neutralizar os efeitos do calor sufocante. Por isso, ainda que habitualmente costumemos incluir o leite nos nossos pequenos-almoços, durante o verão é uma boa ideia substitui-lo pelos iogurtes.

Além disso, para lhe dar um toque crocante, pode experimentar juntar um bom punhado dos seus cereais ou sementes preferidas, e assim conseguir um pequeno-almoço completo, para começar a jornada bem alimentado.

3. Sumo com torradas

O sumo é uma alternativa refrescante para o pequeno-almoço. Além de que, durante a época estival, é conveniente manter a pele suficientemente hidratada, pelo que resulta fundamental beber líquidos de forma regular.

Qualquer tipo de sumo, acompanhado de umas torradas de pão, preferencialmente integral, com azeite de oliva extra virgem e tomate, é uma delícia, e muito fácil de preparar.

4. Ovos mexidos

Os ovos são um dos alimentos mais completos que podemos encontrar na nossa despensa, já que nos aportam gorduras e vitaminas saudáveis para o nosso organismo. Além disso, as suas diferentes formas de cozinhar são tão variadas, quanto os alimentos com os quais os podemos acompanhar.

Para obter um pequeno-almoço saudável, a nossa opção é preparar uns ovos mexidos, e acompanhá-los com salmão fumado, peito de peru, ou umas fatias de queijo fresco. Dê-lhe um toque extra com umas torradinhas de pão, e acompanhe com qualquer dos seus sumos favoritos.

5. Batidos de fruta

Estas bebidas são uma das opções mais refrescantes para os nossos pequenos-almoços de verão. São elaboradas à base de sumos e pedaços de fruta, aos quais também se lhes pode juntar alguma verdura. Misturam-se com lácteos, como o leite ou os iogurtes, e pedaços de gelo, para obter uma textura diferente à dos típicos batidos.

A sua preparação é simples, porque não necessita de nenhum tipo de cozinhado, apenas uma boa batedora ou liquidificadora, e pronto para tomar. Pode obter um efeito crocante, adicionando uns frutos secos, como por exemplo nozes, e assim aportar à sua dieta proteínas de origem vegetal.

Os batidos ajudam o nosso organismo, já que são facilmente digestíveis. Por isso, são um dos pequenos-almoços de verão que mais triunfam na atualidade. ¿Já tem decidido os seus pequenos-almoços perfeitos para o verão?