10 razões para incorporar o Yoga na sua vida

Jul 21, 2022 | CONSELHOS, SAÚDE | 0 comments

Se nunca praticou yoga, poderia pensar que esta prática se baseia simplesmente nas posturas físicas. No entanto, trata-se de uma disciplina que vai muito mais além disso: a meditação, o mantra, o trabalho de respiração… Alguma vez pensou em incorporar o yoga na sua vida?

Mesmo que a investigação sobre os benefícios do yoga ainda seja algo prematura, o certo é que grande parte da evidência até ao momento respalda que o yoga pode trazer múltiplos benefícios para a nossa saúde. Apresentamos alguns desses benefícios.

10 razões para incorporar o yoga na sua vida

São várias as razões que podem fazer do yoga uma prática ideal para melhorar a nossa saúde. Em seguida vamos deixar-lhe 10 dessas razões:

1. O yoga ajuda a aliviar o stress 

O yoga, tal como outras formas de desporto, contribui para o alívio do stress. Assim o confirmam investigações como a publicada em 2018, na qual 52 mulheres levaram a cabo sessões de yoga durante 4 semanas. Nessa investigação foi possível observar que o yoga é bastante efetivo para combater a ansiedade, o stress e a depressão. 

É que a parte física é apenas um dos aspectos do yoga: a meditação, o trabalho de respiração e os banhos de som reduzem significativamente a tensão, além de ajudarem a aliviar o stress. 

2. Pode aumentar a sua força

Mesmo que a maioria das pessoas possa associar o yoga com a flexibilidade e os alongamentos, a verdade é que certos tipos de aulas de yoga também se podem considerar de fortalecimento. Isto depende do nível das aulas, do professor, e sobretudo do enfoque que se utilize nesta prática. 

3. O yoga pode reduzir a ansiedade

São vários os estudos que sugerem que as asanas de yoga podem ser efetivas como um tratamento alternativo (ou complementário) para os transtornos de ansiedade. Em concreto, foi demonstrado que o yoga nidra, que é uma prática de yoga tipo meditação guiada, reduz os sintomas de ansiedade, tal como se pode ver numa investigação publicada na revista International Journal of Yoga

4. O yoga melhora a flexibilidade

A flexibilidade é um componente importante da saúde física. O yoga oferece muitos estilos por onde escolher, e que variam em intensidade, de alta a moderada, passando por suave. Concluiu-se que mesmo os estilos de menor intensidade aumentam a flexibilidade.

De fato, esta prática parece ser especialmente útil para melhorar a flexibilidade em adultos com mais de 65 anos. A redução da flexibilidade é uma parte natural do envelhecimento, e um estudo de 2019 descobriu que o yoga melhorava a flexibilidade nos adultos mais idosos.

Alguma vez já sonhou que algo ou alguém estava aos pés da sua cama e você não se conseguia mover? Explicamos-lhe em que consiste a paralisia do sono.

5. Pode melhorar a sua qualidade de vida

A Organização Mundial de Saúde define a qualidade de vida como “a perceção de um indivíduo da sua posição na vida no contexto da cultura e dos sistemas de valores nos quais vive, e em relação com as suas metas, expectativas, padrões e preocupações”.

Alguns dos fatores que afetam a qualidade de vida são as relações, as oportunidades de aprendizagem, a criatividade, as comodidades materiais ou a saúde.

Neste sentido, uma meta-análise publicada em 2019 mostra um potencial prometedor do yoga para melhorar a qualidade de vida em pessoas com dor crónica. 

6. Pode melhorar o equilíbrio

O equilíbrio não só é importante quando nos tentamos equilibrar sobre uma perna para fazer o que se conhece como “a postura da árvore”. Também é essencial para movimentos quotidianos simples: levantar algo do chão, descer escadas ou chegar a uma estante, por exemplo.

Assim, foi demonstrado que o yoga melhora o equilíbrio, e o rendimento em geral, dos atletas. De fato, uma investigação sugere que o equilíbrio pode melhorar na maioria das pessoas depois de praticarem yoga de maneira constante. 

7. O yoga pode melhorar a autoestima

A imagem corporal e a autoestima costumam ser algo que melhora com a prática de yoga. Incluso poderia ser uma ajuda para aliviar os sintomas acompanhantes de obsessão, ansiedade e depressão em pacientes com anorexia nervosa.

8. Pode promover uma melhor postura e consciência corporal

Como sociedade moderna que depende da tecnologia, parece que passamos cada vez mais tempo sentados ou inclinados sobre os dispositivos eletrónicos.

No entanto, uma revisão recente de 34 estudos de investigação encontrou um padrão: o yoga melhorou o funcionamento cerebral nos centros responsáveis pela interoceção (reconhecer as sensações dentro do corpo) e pela postura.

Além disso, o enfoque do yoga na mobilidade e na flexibilidade pode contribuir para um melhor alinhamento, ao libertar os músculos que estão frequentemente tensos, como os isquiotibiais, e melhorar a mobilidade da coluna. 

9. O yoga pode ajudar a melhorar o nosso descanso

Já foi demonstrado que o yoga melhora, quer a rapidez com a qual conseguimos adormecer, como a profundidade com a qual conseguimos dormir durante a noite. Isto deve-se, em parte, aos efeitos secundários do exercício, assim como à calma mental e ao alívio do stress proporcionado especificamente pelo yoga. Além de melhorar a ansiedade, o yoga nidra poderia ser ideal, caso esteja à procura de combater as insónias. 

10. O yoga pode melhorar o funcionamento do cérebro

O yoga é um exercício de mente e corpo, tal como sugerem os especialistas. É por isso que não só é uma excelente forma de exercitar o nosso corpo, como também é ideal para exercitar a nossa mente. De fato, segundo explica uma investigação publicada na revista Frontiers in Integrative Neuroscience, praticar yoga ativa áreas do cérebro responsáveis pela motivação, pela atenção, pelo funcionamento executivo e pela neuroplasticidade. 

Agora que já sabe 10 razões pelas quais deve incorporar o yoga na sua vida, atreve-se a experimentar? Trata-se de uma forma ideal de trabalhar, quer o nosso corpo, como a nossa mente, além de poder ajudá-lo a dormir melhor!